Nossa parceria com o Kennedy Space Center, instituição responsável pelos preparos educacionais da NASA, já tem sete anos e firmou-se como um dos grandes diferenciais de nosso colégio oferecido aos estudantes do Ensino Médio. Neste ano, mais uma turma teve a oportunidade de estudar em um dos centros educacionais de maior prestígio no mundo e também de ter contato com uma nova cultura. O retorno dos alunos a esse intercâmbio de estudos promovido pela NASA nos EUA foi, novamente, incrível.
“Essa jornada que o colégio fornece foi o que me atraiu a entrar no COC Santa Rosália. Poucas escolas oferecem isso no Brasil”, coloca Lorena Marangoni Fernandes, aluna do 1º ano do Ensino Médio. E a estudante tem mesmo razão: somente 5 escolas no Brasil todo foram selecionadas para essa parceria e o nosso colégio é o único na região. “A gente fica muito contente em proporcionar isso aos alunos, pois é um diferencial não apenas pedagógico, mas uma experiência de vida que eles realmente aproveitam”, comenta o diretor Raul Mascarenhas Fonseca, que acompanhou os estudantes nessa viagem.
Lorena destaca a ótima recepção do time do Kennedy Space Center aos alunos brasileiros. “A experiência foi muito mais que eu esperava. Eu repetiria (esse intercâmbio) sem pensar duas vezes”, comenta.
É importante destacar ainda a oportunidade de treinar o inglês com nativos. “O fato de o curso ser inteiro em inglês ajuda bastante a desenvolver a pronúncia”, acrescenta Lorena.
Para participar desse intercâmbio no Kennedy Space Center, os estudantes passam por testes de matemática e também de inglês.
Na NASA, os alunos têm a oportunidade de conversar com astronautas renomados e experientes, visitar naves como a Atlantis (que já realizou 33 missões no espaço), realizar atividades de robótica, visitar grandes centros de pesquisa... “Temos a oportunidade de aprender sobre as explorações espaciais com pessoas que realmente tiveram envolvidas em missões e essa é uma das melhores partes”, frisa Lorena. Ela destaca também o fato importante de conhecer muitas mulheres que trabalham na área, o que acaba por ser também muito estimulante.
Além do Kennedy Space Center, os estudantes de Sorocaba visitaram também o Florida Institute of Technology, com o intuito de conhecer um pouco sobre a vida universitária norte-americana e a estrutura dos laboratórios. “Nós passamos um dia inteiro na universidade da Flórida e eles mostram vários cursos e bolsas... A gente vê também que existe essa possibilidade de estudar fora”, acrescenta Lorena.