Alunos estudam sobre independência dos EUA produzindo um mapa mental

Publicado em quarta, 01 de março de 2023 Ensino Fundamental II

Pensar na sala de aula de maneira invertida, ou seja, partir do princípio que a aprendizagem acontece pela ação do aluno e não do professor. Considerando essa ideia, os estudantes do 8º ano estudaram e se aprofundaram um pouco mais sobre a história da independência dos EUA. O conteúdo foi abordado por meio de um texto que eles deveriam ler e, em grupos, deveriam completar as lacunas de um mapa mental (uma espécie de esquema sobre o tema), organizando corretamente palavras e frases. “Eles deviam fazer encaixes nos lugares corretos, levando em conta a ordem das informações e o que possuía maior ou menor destaque no texto. Parece algo fácil, mas foi bem desafiador, pois tinham que prestar atenção no encadeamento correto das ideias”, explica a professora Isadora, de História. 

Ao lerem e completarem esse mapa mental, os estudantes puderam ter uma visão panorâmica sobre o assunto. “Foi algo inédito para eles e, segundo os depoimentos da maior parte dos alunos, a atividade foi bastante proveitosa para a compreensão dos conceitos. Além, é claro, de ser um momento de socialização, era também necessário localizar, analisar, classificar e compartilhar informações o tempo todo. E essas são formas bastante eficazes de aprendizagem”, completa Isadora.