Alunos do Ensino Médio visitam a Unicamp

Publicado em segunda, 28 de agosto de 2023 Ensino Médio

Os alunos do Ensino Médio do COC Santa Rosália marcaram presença no UPA- Unicamp de Portas Abertas. A ideia desse evento é apresentar essa universidade pública - uma das mais prestigiadas da América Latina- aos estudantes que em breve estarão prestando vestibulares. Os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre os cursos oferecidos, a estrutura do campus, a vida universitária, o mercado de trabalho e também conversar e tirar dúvidas com os graduandos e professores. Mais de 80 alunos do nosso colégio participaram do evento e foi uma grande oportunidade para sentir um pouco do clima da vida universitária. 

Os professores Vitor (Matemática), Mauro (Geografia), Luisa (Língua Portuguesa e Redação) e Victor (Química) acompanharam a visita. "Sou formada pela Unicamp . Então, foi a realização de um sonho ver meus alunos visitando a universidade que eu estudei e onde vivenciei momentos muito felizes de vida“, comenta Luísa, que cursou Letras, um dos 72 cursos oferecidos pela Unicamp.

O UPA é um momento bastante esperado pelos vestibulandos e, neste ano, cerca de 32 mil estudantes de mais de 400 escolas compareceram. O evento contou também com lanchonetes, feirinhas e o próprio restaurante universitário estava aberto aos visitantes. 

Depois de uma pausa em 2020 e de uma edição virtual em 2021, o programa UPA voltou ao seu formato original, com atividades presenciais no campus de Barão Geraldo, em Campinas. Essa foi a 18ª edição do evento, que tem entrada gratuita.

Foi uma grande oportunidade para visitarem laboratórios, oficinas e auditórios. Observarem o funcionamento de equipamentos e recursos utilizados em pesquisas e experimentos científicos. Professores, pesquisadores e estudantes de graduação fizeram demonstrações de experiências e de práticas profissionais. As unidades ofereceram palestras e rodas de conversa sobre a estrutura curricular dos cursos de graduação, atuação profissional e temas relacionados às diferentes áreas do conhecimento.