O texto jornalístico foi tema das aulas com os 6º anos do Ensino Fundamental II. Mas, para entender um pouco sobre como se dá o trabalho desse profissional: desde a elaboração da pauta, passando pelas entrevistas, a redação do texto e até a edição, os alunos puderam provar um pouco da rotina de um jornalista.
Em grupos fizeram telejornais com assuntos variados em suas reportagens. O legal é que as famílias também se envolveram na atividade, ajudando os alunos por exemplo, construindo filmadoras com caixas de papel que impressionaram a professora tamanho o capricho.
É muito gratificante ver quando a família participa dos processos escolares das crianças! “O envolvimento dos alunos e das famílias foi emocionante”, conta Aline, a professora de Língua Portuguesa.
Partindo da sugestão da apostila, que traz uma sequência de textos jornalísticos e mostra quais as funções dentro de um jornal, os estudantes foram estimulados a assistirem telejornais com os pais, fazendo uma análise da estrutura dos conteúdos.
Daí, com as informações e observações coletadas, a ideia era, em grupo, fazer o seu próprio telejornal. Além da parte jornalística, quem quisesse poderia também trabalhar com a questão de publicidade, inserindo comerciais no meio da programação.
Os resultados agradaram muito a professora. Teve grupos que utilizaram vídeos (cuidando de toda a parte de edição do material), a lousa eletrônica e preferiram dar um tom mais cômico para a produção (teve até a “presença” de Ana Maria Braga e o Louro José ensinando fazer a receita de “pão com Nutella”), outros se pautaram em assuntos reais e importantes na sociedade atual como a guerra na Ucrânia ou a fome.