Alunos do 2º Ano EM utilizaram o laboratório para aula prática de química

Publicado em terça, 23 de maio de 2023 Ensino Médio

Você sabia que a água pode entrar em ebulição abaixo dos 100°C se a pressão diminuir? Sabia que nos países em que neva bastante, o sal é utilizado para derreter o gelo mais rapidamente? Por que será que isso acontece? Já ouviu falar de osmocopia, fenômeno de osmose que ocorre de uma solução menos concentrada para outra mais concentrada? Bom, assim pode parecer tudo meio abstrato, mas com o laboratório do colégio esses estudos de química ficam muito mais divertidos e fáceis de entender. Utilizando materiais simples como água, sal, seringa e batata, o professor conseguiu realizar experiências muito interessantes com os alunos do 2º ano do Ensino Médio. 

“Colocar o conteúdo que o aluno aprendeu em prática sempre acaba sendo mais instigador e ajuda também o estudante a lembrar do conteúdo, pois é mais fácil recordar uma experiência legal que você fez do que algo que aprendeu passivamente, apenas sentado e escutando”, aponta o professor Rogério, que desenvolveu três experiências para testar as chamadas “propriedades coligativas”. 

Na primeira experiência, os estudantes colocavam um pouco de água quente numa seringa e depois puxavam o êmbolo, com o intuito de diminuir a pressão. Assim eles assistiram a água entrar em ebulição. Pois é, a química pode parecer mesmo mágica!

Na segunda, os alunos levaram dois frascos ao congelador: um apenas com água e outro com água e sal.  “Deixamos durante uma aula inteira no freezer e depois eles foram observar: a água pura já estava virando gelo enquanto a com sal estava totalmente líquida”, explica o professor. 

A terceira e última experiência envolveu sal e uma batata para explicar o fenômeno de osmocopia. Os estudantes tiraram o meio da batata e preencheram esse espaço com sal. Depois de uma hora, eles puderam comprovar o resultado e viram que o legume tinha desidratado – já que as células da batata tinham perdido água para o sal.