Alunos de teatro esbanjam talento na Sala Fundec

Publicado em segunda, 04 de dezembro de 2023 Ensino Fundamental I

O bumba meu boi foi o tema da apresentação de final de ano do curso extra de teatro oferecido aos alunos do 5° ano do Fundamental 1, do COC Santa Rosália. O público adorou o espetáculo e os alunos também adoraram participar desse processo que os mergulhou nessa tradição da cultura popular brasileira. Vale destacar que no curso de teatro, o primeiro semestre é voltado à prática de jogos teatrais e de improvisação, já no segundo semestre, os alunos se dedicam a preparar a montagem, que é encenada num palco profissional e um dos mais prestigiados da cidade, a Sala Fundec. A dedicação dos estudantes e também da professora de teatro, além de toda equipe envolvida nos cenários, foi intensa e isso ficou evidente no ótimo resultado apresentado. 

O texto da peça foi organizado por Daniele Silva, a responsável pelo curso extra de teatro. Assim como no ano passado, quando foi encenada a adaptação de Chico Buarque para “Saltimbancos”, Daniele optou por focar na cultura produzida pelo Brasil, e o tema foi o bumba meu boi, que explora elementos da dança e do teatro. “O boi revela muito essa nossa cultura ancestral de matriz afro-indígena”, comenta a professora e acrescenta: “Eu inseri também outras danças na apresentação como ciranda de roda e cacuriá, que também são da cultura popular brasileira”. 

Vale destacar que as apresentações contaram com música ao vivo, com a participação de Tom Ravazoli e a cantoria das crianças junto com a professora Daniele.

Os figurinos ficaram uma graça e foram feitos de algodão cru e chita, tecidos bem característicos da cultura popular brasileira. 

Segundo Daniele, existem variadas manifestações do boi espalhadas pelo país  e “eu escolhi o bumba meu boi que tem como referência Tião Carvalho, do Maranhão, porque eu tive a oportunidade de fazer um workshop com ele aqui em Sorocaba, no Quilombinho”. 

Depois de conhecer os diferentes tipos de boi que existem, os alunos foram convidados a escutar as músicas de Tião Carvalho e “a gente escolheu para colocar em cena algumas toadas, como chamamos a música do boi”. 

Daniele ficou muito satisfeita com o resultado conquistado pelos grupos. “As crianças adoraram e os pais e professores também. Foi muito potente e eles executaram muito bem”. 

Confira as fotos: