Alunos conversam com escritora de literatura infantil

Publicado em segunda, 21 de agosto de 2023 Ensino Fundamental II

   Depois do sucesso da conversa entre alunos e a autora de literatura infantil Samanta Holz no ano passado, a professora Aline resolveu repetir a dose com os estudantes do 6º ano e novamente a turminha adorou a experiência de conversar com um escritor.

   A autora foi convidada para falar um pouco mais sobre seu livro O Clube dos Exagerados, que discorre sobre as diferenças, a importância do respeito entre as pessoas e da aceitação de si próprio. Aliás, Samanta já adiantou uma novidade aos alunos do COC Santa Rosália: uma continuação da história deve chegar aos leitores em breve.

   “Depois dos estudantes lerem o livro, perguntei pra Samanta se ela poderia ter novamente esse momento com os alunos, pois para eles é muito importante e significativo ter a oportunidade de conversar com o autor. E a Samanta é sempre muito disponível para o nosso colégio”, conta a professora Aline, que ressalta a empolgação dos alunos com a ideia de conversar com um escritor. “É uma experiência que eles nunca mais esquecem”.

    A escritora, de Porto Feliz, respondeu diversas perguntas e curiosidades dos alunos.        Em O Clube dos Exageros, o protagonista dessa história é um menino do interior que vai morar em São Paulo. Bernardo fala o “r” mais forte e começa a ser vítima do sarro de um outro aluno da classe. Isso faz com que Bernardo tenha dificuldades em fazer amigos na nova escola, até que um dia descobre um grupo de crianças que tenta se esconder no intervalo para também não ser vítima de bullying.

   Nesse grupo tem várias pessoas que sofrem com os maldosos comentários do garoto por diversos motivos: um menino por ser mais baixo, uma menina por ser mais gorda, uma outra por ser gaga…

   Mas, eles resolvem unir forças e mostrar para o garoto as diversas qualidades que eles têm. Todo o exagero negativo apontado pelo garoto, eles transformam em algo positivo, em superpoderes. “Eles se unem contra o menino sem violência”, acrescenta a professora Aline, destacando a importância do tema nessa idade, quando deve-se frisar a importância da tolerância entre as diferenças.