O que acontece com a área de um quadrado se eu dobrar os lados dele? Como ela varia? E o que acontece se eu fizer o mesmo com as arestas de um cubo? Pois bem, se os lados do quadrado multiplicam por dois, a área fica multiplicada pelo mesmo número ao quadrado, ou seja, dois ao quadrado, já que são duas dimensões que originam a área, a superfície. Já na variação cúbica, se cada aresta, cada dimensão for multiplicada por dois, por exemplo, isso significa que o volume ficará multiplicado por dois ao cubo, devido às três dimensões que compõem o sólido espacial. Deu para entender ou ficou abstrato demais? Assim, de maneira teórica, pode não ser tão fácil de entender esses conceitos e foi por isso mesmo que a professora de matemática dos 9º anos do COC Sorocaba fez com que os alunos colocassem a mão na massa para, literalmente, fazer com que o conteúdo ficasse mais fácil de ser assimilado. Para isso, foram realizados experimentos envolvendo materiais simples, como régua e água para encher cubos, cilindros e pirâmides. “Pelas contas e fórmulas, a gente vê que dá certo, mas quando a gente vê na mão que faz sentido e que na prática funciona, a aprendizagem acontece e fica mais fácil de compreender”, opina a professora Juliana.
Os alunos também aprenderam com a professora um pouco mais sobre os números irracionais, que são aqueles que têm as chamadas dízimas não periódicas. É o caso do famoso π (3,14159265... o número não tem fim) e a raiz quadrada de 2 (que é também um número sem fim 1,414...). Para entender melhor, os alunos puderam medir um triângulo retângulo, cujos catetos eram de uma unidade, e verificar na prática sua hipotenusa, cuja medida é a raiz quadrada de 2, e foi mensurada com o uso de uma régua.