Academia de Robótica

Publicado em sexta, 24 de setembro de 2021 Ensino Médio

O Arduíno é uma das plataformas eletrônicas mais populares no mundo da tecnologia, por sua abrangência e versatilidade. Ele é composto não apenas por hardware, mas também por software. Assim o usuário pode programar o software do Arduíno para contar ao equipamento o que ele deve fazer, como, por exemplo, automatizar o sistema de luz de uma casa inteligente ou mesmo controlar um robô.

E é por meio da construção de robôs que os estudantes do Ensino Médio do COC Sorocaba que participam da disciplina eletiva Academia de Robótica aprendem a usar o Arduíno, que servirá como espécie de cérebro do robô, podendo controlar, por exemplo, quando a rodinha deve girar ou, através de um sensor, monitorar a distância que o robô pode se aproximar de objetos. Para isso, os alunos aprendem a mexer na chamada linguagem C. “Eu só fui ver isso na faculdade e a gente já está adiantando isso pra eles”, frisa o professor Samuel, um dos que ministra a disciplina ao lado de Kelve e Júlia, e sob supervisão do professor Joel (Facens).

Por isso, cursar disciplinas eletivas também pode ajudar e muito a esclarecer qual curso universitário fazer, pois nas aulas o estudante já tem uma base inicial de conteúdos que farão parte da grade das graduações. No caso da Academia de Robótica, por exemplo, trata-se alguns pontos que serão aprofundados em um curso de Engenharia.

“O legal é que se o aluno está em dúvida, as disciplina eletivas podem servir como um filtro pra saber se eles querem ou não se aprofundar em determinado conhecimento. Eu mesmo tive uma aluna que estava certa que queria Direito e, depois de ela fazer a disciplina eletiva de robótica, acabou ficando inclinada à Engenharia”, exemplifica Samuel.

Conforme os professores, a recepção dos alunos do COC Sorocaba está sendo muito boa. “Hoje em dia, independente da área de atuação, a tecnologia é imprescindível nas mais diversas profissões. Nesse sentido, a robótica é um caminho de levar mais tecnologia pra eles”, comenta o professor.

Uma das características das disciplinas eletivas é investir no desempenho prático dos alunos, trazendo, no caso de Robótica, conteúdos de física e elétrica para a prática. “E assim eles aprendem brincando”.

O professor Samuel frisa também que esse conhecimento adquirido na Academia de Robótica pode ser muito importante e útil nas provas de Enem e vestibulares.
Outra aspecto destacado pelo docente é que a disciplina permite o aprimoramento do trabalho em equipe.