A brincadeira como base para a aprendizagem

Publicado em sexta, 19 de abril de 2024 Educação Infantil

A brincadeira como base para a aprendizagem: assim é na Educação Infantil do COC Santa Rosália. A apostila da turminha do Infantil 2, por exemplo, traz como tema “Brinquedos e Brincadeiras” e o legal é que, além de ter a oportunidade de conhecer brincadeiras tradicionais do nosso país, o material didático do COC propõe uma imersão em outras culturas também, como no caso de conhecer um pouco mais sobre as danças africanas. Além de brincar, as crianças colocam a mão na massa e também constroem os seus próprios brinquedos. 

“Brincar é uma atividade que auxilia na formação e na socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais... Ao brincar, as crianças expõem os seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam”, pontua a professora Fernanda, do Infantil 2 C. 

Além da dança africana, a turminha já brincou de Vivo ou Morto, Jogo das Cores e produziu seus próprios brinquedos, como um superfoguete (utilizando materiais recicláveis) e uma peteca.