Conquistas dos núcleos de matemática e física

Publicado em quinta, 28 de janeiro de 2021 COC Santa Rosália

Nas últimas quatro competições que os Núcleos Olímpicos de Matemática e de Física do COC Sorocaba – Santa Rosália participaram, os resultados obtidos pelos estudantes de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio foram excelentes. Mesmo com a pandemia e todas as restrições necessárias, os estudantes não desanimaram, participaram das disputas e representaram muito bem o colégio na OMU – Olímpiada de Matemática da Unicamp, na Mobfog – Mostra Brasileira de Foguetes, na OBA – Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e também na Olimpíada Paulista de Matemática. 

No Mobfog, em que há lançamentos de foguetes de garrafa pet, os oitos alunos participantes saíram com medalha de ouro: Diego Ferreira Denipoti, Enrico Rodrigues Pereira, Igor de Carvalho Nunes, Kaique Figueiredo Furquim, Laryssa Gabrielly Marquesin, Mariane Antunes de Camargo, Melissa Moreno Rosa e Nícolas Cunha dos Santos. Nesse desafio da Mobfog, os alunos têm que pensar na aerodinâmica de seu projeto para garantir uma longa distância no lançamento. A propulsão do foguete se dá ou por pressão de água a partir de bomba de encher pneu de bicicleta ou a partir de bicarbonato de sódio e vinagre (elementos que quando misturados causam uma reação química). “Os alunos conseguiram alcances bem expressivos”, conta a professora Verônica Cristofoletti. 

Na OMU foram duas medalhas de bronze para os alunos Enrico Rodrigues Pereira e Piero Santos Leite. 

Já na Olimpíada Paulista de Matemática, Leonardo Henrique Fakhreddine Maldonado não apenas levou o ouro como também ficou em 1º Lugar no nível Beta na categoria "Escolas Particulares".

Mais nove alunos foram contemplados com medalhas na OBA. Levaram o ouro, Eduardo Augusto Fakhreddine Maldonado, Júlia de Carvalho Guariso, 

Leonardo Henrique Fakhreddine Maldonado, Marina Moltocaro Andreoli e Vinícius Martinez Zaina. Matheus Viana Garcia conquistou a prata e teve ainda bronze para Laryssa Gabrielly Marquesin, Rafael Andrade Dias Faria Laham e

Rafael de Oliveira Gonsaga. Vale destacar que na OBA são selecionados alguns estudantes para participar de uma nova etapa que serve como uma espécie de seletiva para as olimpíadas internacionais de astronomia e astrofísica. Por seu desempenho, Júlia, Leonardo, Matheus e Laryssa participam dessa nova etapa já a partir deste mês na tentativa de buscar uma vaga para participar de competições internacionais. 

Seguimos na torcida por nossos alunos e, claro, parabenizamos todos os envolvidos pelos excelentes resultados conquistados.