Cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Leonardo Da Vinci foi um gênio multifacetado que empreendeu pesquisas e descobertas que impactaram o desenvolvimento da humanidade. Neste ano, devido aos 500 anos de sua morte, instituições em diversas partes do mundo estão realizando ações dedicadas ao estudioso. E o COC Sorocaba também realiza suas homenagens. Com o projeto “As faces de Leonardo”, alunos do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º anos) trabalharam em diversas atividades, que envolveram professores de todas as disciplinas, exaltando assim a polivalência dos conhecimentos do mestre do Renascimento.
A programação ocorreu ao longo de 15 dias.
Em Matemática, foi possível realizar trabalhos a partir das formas geométricas e da obra “O homem Vitruviano”, em que Da Vinci analisa as proporções do corpo humano. Você sabia que com os braços abertos você tem a exata medida da sua altura? E que o seu antebraço é do tamanha do seu pé? Essas e outras medidas são trabalhadas nessa famosa obra.
Aliás, olha só que curioso: foi Da Vinci que inventou o currículo. Isso mesmo. E na disciplina de História, os alunos fizeram currículos do renascentista em suas variadas áreas de atuação: arte, anatomia, botânica, projetos para segurança (armas, naves), invenções e engenharia.
Ainda na disciplina de História, os estudantes construíram linhas do tempo sobre as descobertas de Da Vinci. Teve também quem produziu paródias musicais, esquetes teatrais ou poesias sobre o mestre.
A obra mais enigmática da História da Arte - a Monalisa e seu sorriso emblemático - também foi abordada. Aliás, quem será essa mulher: esposa de um burguês? Um autorretrato do autor em versão feminina?
Os estudantes pesquisaram também as principais obras de arte, inovações, estudos de armas, botânica e anatomia do Leonardo da Vinci, e em grupos montaram cartazes e explicaram as obras.
E por falar em obras de arte, você sabia que foi ele quem desenvolveu a tinta a óleo? Antes era usado têmpera a base de ovo para fazer os quadros. Já ouviu falar do sfumato? Foi uma técnica desenvolvida por ele para melhor trabalhar as questões da luz e sombra nos quadros. Fora os avançados estudos sobre perspectiva.
Nas aulas de Português, as professoras aproveitaram para trabalhar os gêneros textuais. Depois de pesquisar sobre vida e obra, os alunos realizaram diversos textos sobre Da Vinci nos seguintes gêneros: conto, anúncio, crônica, poema, entrevista, relato pessoal, reportagem...
Teve também aula de inglês com o tema. Os estudantes assistiram a vídeos em inglês sobre Da Vinci. Após os vídeos,
eles fizeram uma atividade na lousa eletrônica em que tinham que decifrar um enigma.
Essas foram algumas das atividades realizadas ao longo dos 15 dias. Os estudantes conseguiram ter uma boa base sobre esse gênio e uma das grandes conquistas do projeto “As faces de Da Vinci”, segundo avaliação dos professores, foi o quanto o irrequieto Leonardo inspirou os alunos na vontade de estudar, de descobrir e de pesquisar.
Confira as fotos em nosso Facebook!