Curso ajuda na socialização e supera a timidez!

Publicado em quarta, 17 de janeiro de 2024 Ensino Fundamental II

    Como maneira de fazer um fechamento do ano letivo e também como forma de encarar um desafio, os alunos do 6° ao 9° anos que participaram das aulas de teatro, fizeram apresentações cheias de alegria e divertidas no Sorocaba Park Hotel.

    “O projeto de teatro tem como objetivo principal a interação entre os alunos e a desinibição, através do teatro de improviso e dos Jogos Teatrais. Porém, no decorrer do ano com os avanços dos alunos, pensamos em mostrar o que estava sendo desenvolvido em forma de apresentação teatral”, explica o professor Regis, responsável pelo curso extra oferecido aos alunos do Ensino Fundamental 2. 

    Segundo ele, alguns alunos iniciaram o projeto muito tímidos, “mal conversando com os colegas de turma e até mesmo com o professor, mas encerram como protagonistas, não somente de uma peça, mas do projeto, pois perderam a timidez, fizeram amigos e se apresentaram para um grande público".

Ao longo do ano, os estudantes realizaram diversas leituras de textos teatrais na forma de esquete (texto curto) e mostraram interesse em apresentar esses textos para o público. 

    As aulas foram divididas entre as turmas de 6° e 7°anos (unidade 1) e 8° e 9°anos (unidade 3). 

    “Cada unidade apresentou três esquetes diferentes”, conta Regis. Todas os textos estavam relacionados à comédia. “Todos foram escritos por mim, porém, alguns foram baseados ou adaptados de outras obras, como Pluft Contra a Capitã Perna de Pau", explica o professor.

     Os figurinos foram escolhidos pelos próprios alunos de acordo com as características dos seus personagens, assim como os adereços de cena. Para conceber os cenários, os figurinos e os adereços dos personagens cada aluno colaborou com ideias. A confecção de todos os itens foi realizada pela assistente de coordenação e demais funcionários da unidade 1.