Ensino Médio

Noite de Jogos do 3° ano

09/10/2020

O ambiente virtual tem sido local de encontro de alunos e professores para aulas e estudos, mas que tal trazer também para esse espaço momentos de mais descontração e diversão para deixar a rotina escolar um pouco mais leve em tempos de pandemia?
Ao perceber que os alunos do 3º ano do Ensino Médio estavam um pouco desanimados e tensos - afinal de contas é um momento especial de expectativas em relação a vestibulares e ainda por cima no meio de uma pandemia -, o tutor da turma, Diego Benegas, resolveu trazer para o ambiente virtual escolar um pouco de descontração e diversão.
A proposta foi uma noite on-line com a brincadeira Stop entre professores X alunos. Foi um momento muito gostoso de interação e alegria.
A ideia surgiu após “desabafo” dos alunos com o tutor da turma, Diego Benegas. Essas reuniões de tutoria ocorrem semanalmente (a presença é opcional) e o objetivo é justamente escutar quais têm sido as dificuldades dos alunos - seja em relação a estudos mas também em relação à saúde emocional, e a partir disso propor ações para auxiliar a melhorar esses pontos levantados.
“Durante a tutoria a gente tava conversando sobre vestibular, pandemia e também falamos da importância de focar nos estudos, mas também de refrescar a cabeça, relaxar... E eles comentaram que durante a pandemia está muito difícil de achar momentos pra eles relaxarem. Senti que eles estavam tristes. Pois o 3º já é um ano pesado de muitas pressões em relação ao vestibular, agora ainda mais com a pandemia. A quarentena agrava tudo, pois eles ficam presos dentro de casa”, conta Diego. A partir dessa queixa dos alunos, ele falou da ideia do Stop com os professores e os estudantes se animaram na hora. A noite de brincadeira foi um sucesso. “Você via na risada deles o quanto eles gostaram e se aproximaram dos professores. Pra mim foi um momento que marcou e acredito que pra eles também”.
Para Dalila Lima, coordenadora do Ensino Médio, as relações humanas são de extrema importância no meio escolar e ter este olhar para o bem-estar do outro em um momento como este, faz toda a diferença. “Foi um momento muito gostoso e respeitoso para professores e alunos. Conseguimos dar boas risadas e nos sentirmos mais próximos. As relações, mais do que nunca, precisam se humanizar!”, comenta.
A aluna Camila Faria Ross de Souza destaca que o evento foi uma forma de interagir com os professores fora aula, “já que esse contato faz bastante falta para nós!”. “Nos divertimos, demos risadas, e matamos um pouco da saudade. Foi importante também, porque durante aquele momento pudemos nos distrair da preocupação com os estudos e vestibular”.
A estudante Maria Isadora Rodrigues Carlos destaca que o Stop entre professores e alunos foi uma “brilhante ideia” surgida no encontro de tutoria. “Ninguém nunca pensou em fazer o 3º ano em meio a uma quarentena. Na minha opinião, é nessa época que nossas ‘válvulas de escape’ (festas, cinema, viagens) são muito mais preciosas. Entretanto, quando situações adversárias batem à porta e não podemos ter esses momentos de distração, fica muito mais complicado manter a sanidade [...] Aquele momento do Stop, por mais curto que tenha sido, conseguiu me distrair, tirar um pouco o peso dos vestibulares da minha mente”.
A vitória nos jogos ficou para os alunos, mas é claro que todo mundo saiu ganhando. “Só de imaginar como serão os próximos jogos já me deixa animada!Será que pode ser na semana que vem?”, incentiva Maria Isadora.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

27/01/2020
Amigavelmente
  Com o objetivo de trabalhar a educação socioemocional dos alunos, o COC Soroca...
CONTINUE LENDO
27/04/2018
“Xô, dengue”
“Xô, dengue” O combate ao mosquito transmissor da dengue – o Aedes aegypti – deve ser um...
CONTINUE LENDO
17/05/2019
Dia das Mães
Depois de ensaios e muito empenho, as crianças da Educação Infantil do COC Soro...
CONTINUE LENDO
28/10/2019
Eletiva – Yoga
A ioga é uma prática que traz benefícios mentais, físicos e emocionais. ...
CONTINUE LENDO