Ensino Médio

Microbiologia

27/04/2018

Aulas de Microbiologia Aplicada: o que guia os alunos é a curiosidade

O que seria do mundo sem os micro-organismos como fungos e bactérias? Se por um lado esses pequenos seres vivos causam diversas doenças, eles também são fundamentais para a manutenção da vida humana.

Lá estão as bactérias na nossa microbiota intestinal para regular o funcionamento do sistema, por exemplo. Esses micro-organismos também são responsáveis pela produção de alimentos como o queijo, o iogurte, o pão, e bebidas como o vinho, a cerveja e o leite fermentado (o famoso Yakult). Aliás, tem um café considerado um dos mais especiais e caros do mundo que depende totalmente das bactérias para seu processo. E olha só que curioso: bactérias que estão no intestino do civeta, uma espécie de gato herbívoro. Isso mesmo: os grãos são colhidos nas fezes do animal!

E pensando em meio ambiente, lá estão os micro-organismos no tratamento do esgoto, da água, na transformação de matéria orgânica em adubo... E também entram nas indústrias. Olha só um exemplo curioso: até na confecção do jeans, os fungos e bactérias auxiliam em diversos momentos desse processo: no amaciamento do material, na produção do tom azulado índigo...

Essas e outras curiosidades acerca das bactérias e fungos são trabalhadas na disciplina eletiva Microbiologia Aplicada, que vem sendo ministrada pelo professor Allas desde o dia 27 de março e segue até o dia 19 de junho no COC Sorocaba – Santa Rosália. As aulas ocorrem no período da tarde e reúnem alunos do ensino médio.

A ideia é trazer aspectos teóricos da microbiologia para a vida cotidiana dos estudantes, permitindo assim que eles tenham uma visão mais prática dos conceitos fundamentais da disciplina.

Ao longo desse primeiro mês de aulas, os alunos já foram estimulados a por em prática seus conhecimentos. Trouxeram à escola alimentos que tiveram ação dos micro-organismos para seu feitio. Para isso, com auxílio de seus familiares, produziram pães com fermento biológico e trouxeram para degustação. Aliás, você sabe porque se sova o pão? Pois ao mexer na massa a temperatura aumenta e isso favorece a ação do fungo em questão. Um tantinho de açúcar é imprescindível também para esse processo. Os fungos soltam gás carbônico e, com isso, fazem a massa crescer. Alguns alunos também trouxeram queijos como o brie e o gorgonzola. Aliás, o fungo envolvido no processo de produção daquela parte esverdeada do gorgonzola é do gênero Penicillium, produtor do antibiótico penicilina, descoberto na década de 1920 e que foi responsável por salvar diversas vidas na Segunda Guerra Mundial.

·         O professor Allas também distribuiu aos alunos interessados o famoso Kefir. Kefir é um agrupamento de micro-organismos vivos que trazem benefício a quem o utiliza proporcionando equilíbrio bacteriano intestinal e auxiliando no controle do colesterol. Também há estudos que fala de sua importância na redução do risco de câncer.

·         O Kefir é uma espécie de coalhada, mas de difícil industrialização. Portanto, para você ter Kefir em casa é necessário ganhar esses micro-organismos de alguém e depois passar a cultivá-los como faz o professor Allas. Na disciplina eletiva de Microbiologia Aplicada, os alunos também aprenderão a fazer uma composteira, uma atitude simples que permite a diminuição expressiva da produção de lixo em casa e ainda possibilita a produção de adubo. Se você recicla em casa e ainda tiver uma composteira, seu lixo é reduzido a índices muito pequenos. “Em casa, por exemplo, vai para o lixo apenas o lixo do banheiro e os cocos do cachorro”, pontua Allas.

.         Portanto, a disciplina eletiva de Microbiologia Aplicada trata-se de uma aula com muita leveza e cheia de curiosidades. Não há a conceito de notas e o que guia os estudantes é realmente a curiosidade.

Outro aspecto que Allas faz questão de frisar é que as disciplinas eletivas permitem que alunos de diferentes fases do ensino médio e também classes convivam, possibilitando novas amizades e um círculo social mais abrangente. Os resultados estão sendo muito interessantes!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

18/08/2020
Nova parceria - Orquestra Filarmônica Jovem da Associação de Eventos Culturais (Assec) de Sorocaba
Educação musical também está entre os projetos que o COC Sorocaba - Sant...
CONTINUE LENDO
13/06/2019
Livro: “Cocô de passarinho”
Era uma vez uma cidade que tinha tanto, mas tanto passarinho que as pessoas começaram a andar...
CONTINUE LENDO
05/09/2018
Yoga
As aulas semanais de Yoga, que fazem parte da grade de disciplinas eletivas oferecidas gratuitamente...
CONTINUE LENDO
11/12/2019
Visita Sítio Reino Animal - Educação Infantil
Educação ambiental faz parte da agenda de atividades da Educação Infanti...
CONTINUE LENDO