Aulas extras auxiliam no desenvolvimento

17/08/2018

Aulas extras auxiliam no desenvolvimento da criatividade, capacidade reflexiva e também na estrutura emocional dos alunos

Quando se pensa em educação nas escolas, a primeira ideia que vêm à cabeça, automaticamente, refere-se à formação intelectual dos alunos. Claro, as instituições educacionais devem estar preparadas para fornecer subsídios para que o estudante possa entender o mundo em várias áreas do conhecimento: matemática, português, ciências, geografia, arte, história, etc. Mas será que o papel da escola se restringe apenas à educação intelectual dos seus alunos? Em pleno século 21, com a informação disponível em poucos cliques, o papel da escola vêm se transformando de maneira significativa. Muito além de “passar” o conteúdo, o professor, agora, e acima de tudo, deve estar apto a conduzir os alunos em suas descobertas, orientando e estimulando nessa trajetória em busca do saber. Pois atualmente, não é mais a informação em si que interessa, mas de que maneira se relacionar com ela.

Nesse sentido, uma preocupação fundamental das escolas que abrigam essas crianças e adolescentes da geração Y está ligada à formação da subjetividade dos estudantes: sua criatividade, sua capacidade reflexiva e também sua estrutura emocional.

Essas questões devem ser trabalhadas em sala de aula, no dia a dia escolar, durante o cumprimento da grade curricular. Pensando em oferecer ainda mais recursos para essa formação integral e multifacetada do aluno, o COC Sorocaba- Santa Rosália oferece há quase dez anos uma série de aulas extras em diversas áreas: música (aula de flauta e coral), artes cênicas, fotografia, xadrez, edição de vídeo e esportes.

Segundo a coordenadora pedagógica Priscila M. de Lima Antunes, essas aulas extracurriculares, que ocorrem no período do contra turno, auxiliam de maneira muito interessante essa formação mais ampla dos estudantes, em vários aspectos: cognitivo, motor e até mesmo afetivo.

Outro aspecto destacado pela educadora é a importância dessas aulas extras em relacionar conteúdos teóricos, aprendidos em sala de aula, à prática. Ela cita o exemplo da música, que é uma expressão artística que tem ligações fundamentais com a matemática e a coordenação motora. No caso do teatro, a dramaturgia trabalhará com aspectos diversos da língua portuguesa. É um treino também para saber lidar com as emoções, conforme ressalta Priscila. Muitas vezes, quando estamos diante de conflitos, temos a sensação de entrarmos em colapso, em pane. Numa apresentação artística, por exemplo, temos que lidar com ansiedade, expectativa, enfrentamento do público, aprender a trabalhar em equipe, no coletivo...  E esses acabam sendo benefícios que ganhamos para a vida toda e que podem ser aplicados em muitas situações ao longo das experiências que teremos no futuro.

Disciplina é outro ponto forte que é treinado ao longo das aulas extras, na medida em que para desenvolver aptidões musicais, artísticas e até no caso do xadrez e dos esportes é preciso muito treino, paciência e atenção. A ideia aqui não é conquistar uma boa nota para cumprir uma exigência escolar, mas sim superar seus próprios limites em benefício, principalmente, da realização pessoal.

“Essas aulas são muito mais que mera diversão, pois ganham significado tanto no desempenho acadêmico do aluno como na formação pessoal desse indivíduo”, pontua Priscila, destacando também a importância dessas atividades para auxiliar a descoberta de vocações e características que vão influenciar até nas escolhas profissionais e em outras decisões futuras.

Priscila Lima
Coordenadora Pedagógica

NOTÍCIAS RELACIONADAS

26/06/2018
Quadrinhos
Histórias em quadrinhos Nas aulas de português, os alunos do 7º ano estão estudando aspectos ...
CONTINUE LENDO
09/03/2018
Grupos de Estudo
Colégio forma grupos de estudo para as provas da olimpíada de matemática As provas da Olímpia...
CONTINUE LENDO
10/10/2019
Ciências e criatividade
Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do COC Sorocaba - Santa Rosália estão e...
CONTINUE LENDO
07/11/2018
Halloween
Uma data popular nos Estados Unidos e que a cada dia ganha mais adeptos no  Brasil, o Halloween tam...
CONTINUE LENDO