Ensino Fundamental II

Matemática

19/03/2018

Alunos realizam seminários sobre o uso da matemática em nosso dia a dia

A matemática faz parte do nosso dia a dia: das situações mais simples  (preços nos supermercados, horário do relógio, número das casas) às mais complexas (a economia de um país ou os fluxo da bolsa de valores).

Para refletir um pouco sobre isso, o professor Ademir, de matemática, propôs que os estudantes do 6º ano realizassem seminários sobre o tema.

“O grande objeto era levar os alunos a entenderem a importância do sistema de numeração no cotidiano das pessoas”, explica o professor.

Os estudantes utilizaram diversos recursos para apresentar suas pesquisas e reflexões: cartazes, redação e até vídeos.

Os alunos lembraram de coisas variadas que envolvem os números no dia a dia. Quem gosta de esporte, por exemplo, falou da importância das estatísticas num jogo de futebol para saber o número de passes certos, de passes errados, as faltas cometidas por jogo....

Teve até quem apresentou os números em Libras, ressaltando a importância da Língua Brasileira dos Sinais para comunicação de surdos e mudos.

Outro exemplo foi um grupo que fez um vídeo simulando um supermercado e mostrando como os números estão envolvidos em tudo: das medidas (quilos, litros, etc) aos preços das mercadorias.

Além de possibilitar essa reflexão acerca da importância da matemática na vida em sociedade, os seminários foram uma oportunidade para que os estudantes pudessem treinar a desinibição para falar em público e como esquematizar suas ideias para apresentação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

22/06/2020
Arraial Virtual
Já que neste ano não deu pra fazer uma festança junina no colégio, as pr...
CONTINUE LENDO
19/04/2018
Curso de Robótica
COC Santa Rosália inícia curso de Robótica para Fundamental II e Médio Depois de ser implanta...
CONTINUE LENDO
04/07/2019
Visita dos biólogos do Sítio Reino Animal
Ao longo do ano, os professores do COC Sorocaba – Santa Rosália realizam diversas ativi...
CONTINUE LENDO
22/08/2019
Férias com conhecimento
Os pais de Sofia (5º ano) e de Luca (1º ano do Ensino Fundamental) sempre pensam nos passe...
CONTINUE LENDO