Ensino Fundamental I

Dicionário

09/10/2018

“Meu primeiro dicionário”

Para celebrar o processo de alfabetização, o COC Sorocaba – Santa Rosália já tem como tradição o lançamento do “Meu primeiro dicionário”. O projeto, desenvolvido com os alunos do 1º ano do ensino fundamental ao longo do ano letivo, visa registrar esse momento mágico da educação: quando as crianças aprendem a ler e a escrever.

Em maio, os estudantes começam a trabalhar na confecção do “Meu primeiro dicionário”. A cada semana, eles fazem uma letrinha do alfabeto, com uma palavra e um desenho correspondentes. As palavras são escolhidas pela turma e o pequeno dicionário traz seu significado além de uma ilustração feita pelas próprias crianças.

Assim que chegam à letra “Z”, finalizando o material, há um dia de lançamento do livrinho na presença dos papais, mamães e familiares. Na ocasião, os alunos autografam sua produção, que vira uma lembrança muito importante dentro da trajetória escolar de cada um.

Segundo Priscila,  coordenadora da educação fundamental, o dia de “lançamento” do “Meu primeiro dicionário” foi marcado pela emoção. “Os pais choraram, pois é realmente muito emocionante.  É um marco de um fato muito significativo e visível. É um divisor de água para os alunos pois, a partir desse momento,  eles descobrem o que é escrita e leitura e o mundo fica sem limites pra eles”, ressalta Priscila.

Luciana, mãe da aluna Isabela, disse que realmente foi um momento muito bacana, marcado pela emoção. Ela conta que ficou surpresa com tamanha evolução da filha em um ano de estudos no COC Sorocaba- Santa Rosália. Isabela estudava em outra escola e ainda não estava alfabetizada. “O desempenho dela foi muito acima do esperado. Ela está lendo e escrevendo”, salienta a mãe, ressaltando o excelente trabalho desenvolvido pela professora e também pela escola, que segundo ela é muito comprometida com a aprendizagem de cada aluno, “com a necessidade de cada um”.

Segundo Luciana, foi um momento também muito emblemático para a filha, que se sentiu muito importante e feliz no dia do lançamento, que contou com a presença da mamãe e do papai Irineu. “É uma recordação para toda a vida. A Isabela já olhou não sei quantas vezes para o Pequeno Dicionário dela”, conta.

Confira as fotos em nossa página do Facebook!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

28/06/2019
Excursão 5º ano - Museu Catavento
Criado com a vocação de ser um espaço interativo que apresente a ciência ...
CONTINUE LENDO
13/03/2020
Projeto alimentação saudável- Integral
Ter uma alimentação saudável é um hábito que deve ser despertado ...
CONTINUE LENDO
11/03/2019
Carnaval
As crianças do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental se divertiram muito na comemoração do Carnava...
CONTINUE LENDO
07/08/2019
Férias no colégio
Férias é tempo para aliviar a rotina de estudos e curtir novas experiências e br...
CONTINUE LENDO