COC Santa Rosália

Programa socioemocional ajuda alunos na quarentena

17/06/2020

Como você está se sentindo na quarentena? E como lidar com uma avalanche de notícias tristes e difíceis sobre esse momento? Como tudo isso te afeta? 


Com o intuito de abrir um espaço para falar sobre como anda a saúde emocional dos alunos nesse período, o COC Sorocaba - Santa Rosália propôs um encontro virtual com uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental para conversar sobre o tema.


A iniciativa partiu da direção do colégio após receber mensagens de pais, mães e responsáveis falando de que percebiam mudanças de humor nos filhos durante esse período de quarentena, afinal não é fácil lidar com medos, ansiedade e preocupações num momento como esse, de tantas incertezas e notícias tristes e preocupantes. 


Mas nessas horas, mesmo que ainda não haja soluções definitivas, conversar e compartilhar pode ser uma ótima maneira de tentar lidar com a situação emocional da melhor maneira possível. “É normal a situação emocional estar mais à flor da pele e, por isso, resolvemos fazer esse encontro virtual”, explica a diretora Annaluci, destacando que o colégio inclusive possui um material abrangente sobre educação socioemocional - o projeto Amigavelmente - que vem sendo desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental 1 e 2 desde o início do ano. 


Para falar sobre como anda a saúde emocional em tempos de quarentena, foi marcado um encontro extra com os alunos, num horário que não é dedicado aos conteúdos tradicionais das disciplinas. 


O encontro contou com a presença da diretora Annaluci, e a condução da Professora Juliana, que desenvolveu o tema. A participação dos alunos foi emocionante. Foram levantados temas como medo, morte, saudade, insegurança... Na avaliação de Annaluci, o resultado foi muito bom. “Recebemos muitos retornos dos pais e também dos alunos que agradeceram o espaço que acabou servindo de abertura para um diálogo que pôde ser aprofundado e estendido no ambiente familiar”, comenta Annaluci. 


O retorno tão positivo fez com que a iniciativa se estendesse a todos os alunos do Ensino Fundamental 2 e também do Ensino Médio. 


Muito legal perceber que através de uma iniciativa aparentemente simples, que é abrir para o diálogo, muitas transformações podem ocorrer e auxiliar a lidarmos melhor com emoções e sentimentos que vivenciamos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

10/03/2020
Palestra “Universidade nas escolas”
Com o objetivo de esclarecer dúvidas e auxiliar nessa fase importante que é a prepara&...
CONTINUE LENDO
17/06/2020
Programa socioemocional ajuda alunos na quarentena
Como você está se sentindo na quarentena? E como lidar com uma avalanche de notí...
CONTINUE LENDO
18/10/2019
2º Lugar- JES ( Jogos escolares Sorocaba)
Competindo com mais de 40 escolas de Sorocaba na Categoria Infantil (nascidos em 2004, 2005 e 2006),...
CONTINUE LENDO
08/10/2019
Meu primeiro dicionário
Ao longo do ano, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do COC Sorocaba – Santa Ros&aa...
CONTINUE LENDO