Ensino Fundamental I

Literatura infantil

03/07/2018

Você conhece o livro “O reizinho mandão”, da autora Ruth Rocha? Nessa história, um rei sábio e justo morre e quem assume seu trono é o filho, um menino mimado e mandão, que começa a criar leis absurdas. De tão autoritário que era, as pessoas pararam de falar com medo dele. Até que perderam a voz e ninguém mais sabia falar naquele reino. O reizinho mimado acabou ficando sozinho em um reino calado e cheio de medo. Isso acabou o deixando triste e ele segue em busca de uma solução.

Esse clássico da literatura infantil foi trabalhado em sala de aula com os alunos do 3º ano do COC Sorocaba – Santa Rosália. Através do livro, é possível discutir questões como democracia e liberdade.

Aproveitando o gancho do livro, as professoras Roberta, Fátima e Larissa resolveram criar uma brincadeira em que as crianças poderiam criar suas próprias leis. Mas, claro, sempre tomando cuidado para não prejudicar nenhum colega. Cada hora era a vez de alguém criar uma lei que seria seguida pelos demais durante a brincadeira. Teve uma que determinou que todos lanchassem juntos,  outra que exigia que todos fossem até o pátio pulando em uma perna só feito saci, outra que não podia comprar bala na cantina naquele dia, entre outras.

“Eles adoraram criar leis. No final, algumas crianças disseram que teria que elaborar uma lei para a brincadeira não acabar”, conta a professora Fátima, destacando que a brincadeira foi muito divertida.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

12/04/2019
Percurso Literário
Com o objetivo de estimular a leitura, o COC Sorocaba – Santa Rosália dá início ao projeto Perc...
CONTINUE LENDO
14/03/2019
Brinquedos sucata
No COC Sorocaba - Santa Rosália, a cada dia da semana uma turminha do Ensino Fundamental 1 fica res...
CONTINUE LENDO
24/05/2019
ERED 2019
Cerca de 40 professores e coordenadores do COC Sorocaba – Santa Rosália participaram da...
CONTINUE LENDO
07/03/2018
Paródias
Estudantes do 9º ano criam paródias Recriar uma música famosa, propondo uma nova letra de mane...
CONTINUE LENDO