Ensino Médio

1º lançamento COC Sat.

27/01/2020

Depois de um semestre de estudos e pesquisas, alunos do Ensino Médio do COC Sorocaba - Santa Rosália puderam participar do desenvolvimento, lançamento e resgate de um Cub Sat, um microssatélite construído por eles mesmos. Segundo o diretor do colégio, Raul Mascarenhas Fonseca, o projeto é bastante inovador na cidade e na região, já que é a primeira vez que estudantes de Ensino Médio participam de um experimento como esse. O balão meteorológico foi lançado no dia 15 de dezembro no Parque das Águas, após liberação do espaço concedida pela Aeronáutica. Como a carga útil do Cub Sat caiu no meio de uma floresta, em Juquitiba (cerca de 180 km de Sorocaba) o resgate foi difícil e, após seis tentativas (e até auxílio de um drone), enfim foi possível retirar o material do local no dia 9 de janeiro.


“Na Europa e nos EUA é uma prática comum esse tipo de experimento, mas aqui no Brasil ainda não”, explica a professora de matemática Verônica Trevizoli,  ressaltando o pioneirismo do colégio em Sorocaba.


O Cub Sat, que foi desenvolvido pelos alunos durante a disciplina eletiva COC Sat, foi acoplado a um balão meteorológico de látex que, por meio de gás Hélio, atingiu a estratosfera, ou seja, cerca de 20 km de altura. Assim, esse microssatélite, munido de um arduíno (equipamento que possui funcionamento semelhante a um pequeno computador), pôde fazer as medições de temperatura, pressão e altitude ao longo do voo, que durou cerca de três horas. Ou seja, os estudantes montaram uma estação meteorológica em que é possível comparar os dados durante o voo em relação aos dados que se têm em solo.  O Cub Sat contou também com uma câmera fotográfica que registrou imagens desse voo e também com um GPS para possibilitar a localização do material.


 


O mecanismo de funcionamento do balão meteorológico leva em conta a expansão do Gás Hélio conforme o aumento da altura. Assim, em determinada altitude, o balão estoura e cai protegido por um sistema de recuperação, que consiste em um pequeno paraquedas que garante que os pesquisadores consigam recuperar a carga útil para que sejam realizadas análises dos dados coletados.


Para a construção do experimento, os estudantes mergulharam em diversas áreas de conhecimento: ciência, tecnologia, matemática, engenharia aeroespacial e programação. Aliás, essas são áreas em que os estudantes do COC Sorocaba são bastante estimulados a partir de diversos projetos que têm como objetivo trabalhar o conceito educacional conhecido como Stem, que dá enfoque à Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering) e Matemática (Mathematic).


Mas muito além do desenvolvimento do conhecimento nessas áreas das Ciências Exatas, o projeto Cub Sat teve também como mérito trabalhar as habilidades sócio-emocionais dos adolescentes como cooperação, trabalho em equipe, liderança, responsabilidade. Aspectos que servirão como bagagem para qualquer escolha profissional futura dos alunos, independente da área que venham a seguir.


O projeto desenvolvido pela COC Sorocaba tem parceria com a empresa IMA, coordenada pela professora de matemática Verônica e pelo professor de física César Hipólito Pinto.


Confira as fotos em nosso Facebook.


 


 


 


                       


 


 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

18/11/2020
Semana profissional
Para auxiliar os estudantes do Ensino Médio que vivem aquele momento cheio de questionamentos...
CONTINUE LENDO
07/03/2019
Visita à Azul
Os alunos do COC Sorocaba – Santa Rosália, que participaram do intercâmbio de estudos ao Kennedy...
CONTINUE LENDO
27/09/2018
Dia do Verde
O Brasil comemora no dia 21 de setembro o Dia da Árvore e o COC Sorocaba – Santa Rosália aprovei...
CONTINUE LENDO
07/11/2018
Halloween
Uma data popular nos Estados Unidos e que a cada dia ganha mais adeptos no  Brasil, o Halloween tam...
CONTINUE LENDO