Ensino Fundamental I

Maker Lab

05/03/2021

O nosso colégio tem como uma das prioridades desenvolver projetos paralelos que vão além da grade curricular básica, e que acrescentem conhecimento – e também diversão - à rotina escolar dos alunos.


A inauguração do Maker Lab, neste ano, é um desses exemplos de projetos que tem um impacto significativo na formação dos alunos.


A ideia desse espaço, equipado com lousa eletrônica, bancadas, ferramentas e peças é que os estudantes do Ensino Fundamental 1 coloquem a mão na massa e tragam para a prática conceitos teóricos de matemática, química, engenharia, tecnologia e ciência. Ao longo do ano e de acordo com a faixa etária das turmas, serão desenvolvidos projetos como a construção de teatro de sombras, urna eletrônica, microscópio...  


“Eles farão projetos que envolvem fios, lâmpadas, plaquinhas de MDF, experiências, recortar, colar, lixar, parafusar, pintar. Enfim, projetos que trarão para a realidade o que eles veem ou verão na sala de aula. Terá uma abordagem mais prática desses conceitos”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental Priscila.


Vale destacar que para participar do projeto não há custos adicionais aos estudantes e que o colégio contratou um professor com experiência em espaços Maker para desenvolver as atividades com as crianças. “São habilidades que muitas vezes dentro das aulas do ensino regular, os professores não conseguem desenvolver e que nesse espaço será possível”, destaca a também coordenadora Larissa.


As aulas serão quinzenais, intercalando com as aulas de robótica.


O Maker Lab desenvolve aptidões ligadas ao conceito de STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics). “Além dessa questão de aplicar conceitos das áreas das ciências exatas, esse espaço também auxilia no desenvolvimento da criatividade”, pontua Priscila.


Larissa acrescenta que o espaço será também de muito protagonismo e autonomia por parte dos alunos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

01/06/2021
Música instrumental - Jardim das Borboletas - Infantil 4
A música "Voa, voa, borboleta", de Breeze Rosa, foi trabalhada com os alunos do Infantil 4 do...
CONTINUE LENDO
22/08/2019
Férias com conhecimento
Os pais de Sofia (5º ano) e de Luca (1º ano do Ensino Fundamental) sempre pensam nos passe...
CONTINUE LENDO
27/01/2020
Amigavelmente
  Com o objetivo de trabalhar a educação socioemocional dos alunos, o COC Soroca...
CONTINUE LENDO
02/08/2019
Campeã Brasileira
Com apenas 10 anos de idade, Alice Ghiraldi, aluna da COC Sorocaba – Santa Rosália, &nb...
CONTINUE LENDO