Ensino Fundamental II

Jogo da memória

03/04/2018

Aula utiliza jogo da memória para trabalhar temas da história

Jogos podem ser uma excelente ferramenta pedagógica a ser usada pelos professores em sala de aula.

Foi apostando nesse potencial que o professor Diego, de História, desenvolveu um jogo da memória com os alunos do 7º ano do COC Santa Rosália.

E o mais legal foi que os estudantes não apenas puderam jogar, mas participaram ativamente de todo o processo de produção.

A ideia era trabalhar com palavras-chaves dentro dos seguintes temas: crise do feudalismo, renascimento e reforma religiosa.

“Utilizei princípios da aprendizagem ativa, separei em grupos e os alunos de cada grupo tinham funções determinadas”, explica o professor.

Dois alunos foram os pesquisadores responsáveis por elencar quais seriam as palavras-chaves; um aluno ficou responsável pela organização dos temas, e os outros por representar essas palavras escolhidas através de um desenho. “Sem perceber, eles estavam estudando e discutindo sobre os conceitos e como passar a ideia em um desenho”, conta o professor.

Depois de produzido os cartões, foi a hora de se divertir com a brincadeira e, cada vez que encontrassem um par do jogo, os estudantes explicavam o seu significado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

11/12/2019
Visita Sítio Reino Animal - Educação Infantil
Educação ambiental faz parte da agenda de atividades da Educação Infanti...
CONTINUE LENDO
20/03/2019
Tema água
Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental deram literalmente uma aula sobre o tema água. Sob orien...
CONTINUE LENDO
03/06/2019
“Viviana, rainha do pijama”
As professoras Bruna, Alessandra e Larissa deixaram a leitura do livro “Viviana, rainha do pij...
CONTINUE LENDO
22/12/2020
Formatura Infantil 5 - 2020
Apresentação musical, momento solene com execução do Hino Nacional, entr...
CONTINUE LENDO