Ensino Médio

Eletivas

12/03/2018

Disciplinas eletivas começam a ser ofertadas neste semestre

No ensino médio, os questionamentos a respeito das carreiras profissionais que os alunos desejam seguir vêm à tona e o novo projeto do COC Sorocaba – Santa Rosália será muito importante para auxiliar os estudantes nessa busca. Trata-se da oferta de disciplinas eletivas ao ensino médio, em que os alunos terão uma excelente oportunidade de melhor analisar e vivenciar sua área de interesse de estudo, de trabalho e também no âmbito pessoal.

As primeiras disciplinas ofertadas neste semestre serão:  Microbiologia Aplicada (professor Allas), Empreendedorismo (professor Mauro) e Artes Cênicas (diretor, ator e dramaturgo Mario Persico, que inclusive dá aula na Fundec).

As aulas, que são gratuitas, ocorrem no período da tarde. Através delas, os estudantes poderão desenvolver habilidades e adquirir conhecimentos além da grade curricular. As disciplinas eletivas enfocam no caráter prático do conhecimento. Não há avaliação por notas e o objetivo é que os estudantes possam experimentar na prática – para saber se desejam prosseguir os estudos na determinada área ou não – um pouco daquilo que cada disciplina propõe. Os professores, nesse caso, serão como orientadores dos alunos nessas novas descobertas.

Em Microbiologia Aplicada, as bases de estudo serão alimentos, indústria e meio ambiente. Os estudantes, por exemplo, poderão estudar na prática o processo bacteriológico envolvido na produção de queijo, vinho e picles; analisar um meio de cultura de fungos, ou até mesmo entender como as bactérias auxiliam no processo de amaciamento do jeans.

Já a disciplina de empreendedorismo, trabalhará diversos aspectos imprescindíveis na hora de pensar em um negócio. Mas vale destacar que os conhecimentos passados aos alunos, como gestão, apresentação em público e outros saberes, também podem ser aplicadas no dia a dia da vida de estudante.

Em Artes Cênicas, os alunos terão a oportunidade de dar os primeiros passos no teatro sob orientação de um dos diretores mais reconhecidos da cidade: Mario Persico.

Vale ressaltar que a ofertas das disciplinas eletivas já está alinhada com as principais mudanças propostas com a reforma do ensino médio, que propõe flexibilidade às disciplinas, permitindo ao estudante aprofundar conhecimentos de acordo com seus interesses e aptidões. Embora essas mudanças não estejam presentes oficialmente na estrutura do sistema atual do ensino médio (dependem ainda da conclusão da BNCC - Base Nacional Comum Curricular), o COC Sorocaba – Santa Rosália antecipando-se às mudanças, inseriu algumas disciplinas eletivas para o ensino médio, possibilitando que essa transição ocorra de maneira gradativa e os alunos já comecem a entender esta nova proposta.

No segundo semestre de 2018, novas disciplinas eletivas serão oferecidas aos estudantes: fique atento em nosso site!

Confira também em nossa página do Facebook!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

04/04/2019
Solidariedade
A campanha de arrecadação de alimentos e fraldas para entidades sociais da cidade já é tradiçã...
CONTINUE LENDO
09/09/2021
Uma transição tranquila e prazerosa
Os estudantes do Infantil 5 estão prestes a se despedir de uma fase e iniciar um novo ciclo: ...
CONTINUE LENDO
28/05/2019
Palestra
O diretor do COC Sorocaba – Santa Rosália Nelson Raul Fonseca esteve, na última ...
CONTINUE LENDO
27/01/2020
1º lançamento COC Sat.
Depois de um semestre de estudos e pesquisas, alunos do Ensino Médio do COC Sorocaba - Santa ...
CONTINUE LENDO