Ensino Fundamental I

Robótica

11/11/2020

Equilíbrio, centro de massa, diagrama de forças e gravidade. Temas que podem parecer complexos para trabalhar com crianças do Ensino Fundamental 1, não?



Mas nas aulas de robótica, esses conceitos saem da teoria para a prática e os estudantes acabam aprendendo através da experimentação: errando, corrigindo, pensando, projetando, trabalhando em grupo e, enfim, aprendendo.



O projeto foi a construção de uma balança através de peças de Lego.



"As crianças aprenderam a identificar e nomear as diferentes forças presentes no nosso cotidiano, compreendendo suas grandezas e funcionalidades, aplicando seus conhecimentos em experimentos dentro do ambiente "hands-on" (mãos na massa), comprovando teses físicas e gravitacionais em suas próprias montagens”, explica a professora de Robótica Priscila Luz Souza.



O legal que nessas aulas de robótica além de conceitos e teorias, os alunos são estimulados a trabalhar projetos de maneira autônoma, pensando com independência e criatividade sobre o desafio proposto pela professora. “Nessa aula não houve um passo a passo do projeto. As crianças projetaram, executaram e apresentaram os mesmos, com autoridade, confiança e autonomia”, conta Priscila.



Através de tentativas e reflexões, eles foram construindo os mecanismos de uma balança até conseguissem encontrar o centro de equilíbrio para garantir o funcionamento do equipamento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

22/12/2020
Formatura Infantil 5 - 2020
Apresentação musical, momento solene com execução do Hino Nacional, entr...
CONTINUE LENDO
14/11/2019
Teatro 5º ano A e B
Com intuito de estimular a criatividade, as aptidões artísticas, a socializaç&a...
CONTINUE LENDO
22/02/2019
Aula de culinária
Os alunos do Integral do COC Sorocaba - Santa Rosália se divertiram e se esbaldaram na última aula...
CONTINUE LENDO
16/02/2018
Carnacoc 2018
No quesito animação, CarnaCOC 2018 foi nota 10 A quadra da unidade 1 do COC Sorocaba – Santa ...
CONTINUE LENDO