Ensino Fundamental II

Aula de literatura

17/04/2019

O mito do herói surgiu na antiguidade clássica, greco-romana, e foi passando pela história da literatura ocidental e até hoje é presente em diversas manifestações artísticas como, por exemplo, nas telas de cinema com os super-heróis Capitão América, Batman, Homem de Ferro... Ou seja, o mito do herói não é novidade, mas segue funcionando para narrar histórias que encantam até hoje, como nas adaptações feitas para o cinema.

Essas e outras questões foram abordadas durante uma aula extra de literatura que a professora Janete ministrou para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do COC Sorocaba – Santa Rosália. A ideia era fazer uma espécie de introdução para os alunos com o intuito de demonstrar um pouco da dinâmica do Ensino Médio, quando ocorre uma série de aulas extras no período da tarde.

Na aula “Mitologia e literatura: a saga do herói”, Janete, baseada nos estudos do famoso escritor Joseph Campbell, abordou quais são os caminhos do herói,  sua trajetória: da avida comum até a descoberta do chamado dele, que deflagra em uma mudança cheia de reviravoltas, obstáculos, superação e persistência. Mas antes mesmo de entrar na teoria, a professora solicitou que os alunos levantassem as características desses heróis contemporâneos e eles escreveram isso em post its que foram colados na sala.

“Também procurei aproximar a saga do herói do cotidiano deles, com as dificuldades que eles enfrentam durante os estudos... Essas dificuldades fazem parte de cada etapa que eles avançam e, assim como nos heróis dos videogames, é importante superar as fases”, explica a professora.

Para ilustrar melhor a questão da saga do herói, Janete passou alguns trechos de filmes e estimulou os alunos a refletirem não apenas sobre os super-heróis das telonas, mas também dos heróis anônimos da sociedade, de histórias que não estão nos livros ou nos cinemas, mas no dia-a-dia. “Eles citaram pessoas da própria família e a resposta foi bem positiva”, comenta Janete, exemplificando que alguns comentaram sobre parentes que perderam os pais muito cedo, mulheres que foram abandonadas e tiveram que cuidar dos filhos sozinhas.... “Eles conseguiram trazer a ideia da saga do herói para a vida deles e pensaram em pessoas reais”, pontua Janete, que apresentou exemplos interessantes aos alunos, de heróis contemporâneos reais como Madre Teresa de Calcutá, que inclusive virou história em quadrinhos da própria Marvel na década de 1980. “Falei também de outras pessoas, como os bombeiros de Brumadinho.”

É claro que com uma aula tão interessante como essa, o resultado não poderia ser outro: a animação dos alunos e um interesse despertado para o conhecimento.

 

Confira as fotos em nossa página do Facebook

NOTÍCIAS RELACIONADAS

12/06/2018
Compartilhando
Depois de estudarem um pouco sobre música e sociedade e sobre grandes compositores da música clás...
CONTINUE LENDO
17/10/2018
São Paulo
Visita a São Paulo Acompanhados pelos professores Mauro (geografia), João Paulo (história) e A...
CONTINUE LENDO
24/04/2018
Dia do Índio
Os alunos da Educação Infantil do COC Santa Rosália desenvolveram atividades  relacionadas ao Di...
CONTINUE LENDO
06/03/2018
Pesquisa
Alunos apresentam para a classe resultado de pesquisa sobre o Sistema Solar Os alunos dos 5º ano...
CONTINUE LENDO